English EN Portuguese PT Spanish ES

English EN Portuguese PT Spanish ES

DeFI e as principais modalidades de Token.

NFT-criptomoeda

Compartilhar postagem

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Se você acompanha o mercado cripto, com certeza já ouviu falar sobre tokens, sejam os Fans Tokens ou os NFT’s. Os tokens estão presentes há um bom tempo na nossa rotina, seja para dar acesso a um serviço ou a aplicativos.

 

Os tokens estão na categoria DeFI, finanças descentralizadas, e há diversas categorias de tokens com funções variadas. 

 

Vamos mostrar para você, de forma simplificada, o que é DeFI, tokens e suas modalidades.

O que é DeFI ?

DeFI (finanças descentralizadas) coexiste com o mesmo universo, a BlockChain; buscando retirar os intermédios das transações financeiras, seja em corretoras ou bancos. 

 

Os projetos DeFI não possuem origem ou região específica, por serem de código aberto e não dependerem de nenhuma empresa. Além das transações serem do tipo P2P, “peer to peer”, de pessoa para pessoa. 

 

Por exemplo, em vez de você emprestar seu dinheiro ao banco para ele emprestar a alguém, você mesmo emprestaria para quem deseja sem intermediários, por um protocolo DeFI. Com isso, o valor das taxas são absurdamente menores e as transações são muito mais seguras 

 

Existem diversos serviços que podem ser realizados em um ecossistema DeFI, como empréstimos de ativos, investimentos, hipotecas etc.

Tokenização de Ativos.

A tokenização, é basicamente o fracionamento de um ativo a parcelas menores, isso é feito para democratizar o acesso a esses ativos e facilitar as negociações no mercado. 

 

Como, por exemplo, no mercado imobiliário, no mercado tradicional é necessário adquirir um imóvel inteiro para poder realizar um investimento no mesmo, com a tokenização o imóvel é fracionado e você pode investir comprando essa fração em formato de tokens. 

 

Fracionando esses ativos, facilitada tanto para empresa que tokeniza tanto para o indivíduo que deseja investir, primeiro que não depende somente de uma pessoa específica para comprar um imóvel inteiro, por exemplo, e nem investir grandes valores para obter parte fracionada.

O que são Tokens ?

Token é a representação de um ativo real em forma digital(dinheiro, investimento, propriedades, benefícios e prestação de serviços)  diferente das criptomoedas, que possuem blockchains próprias, os tokens utilizam de uma blockchain de uma moeda existente. 

 

Mostraremos neste artigo as principais modalidades de tokens e suas funções.

O que são Utility Tokens ?

Também chamados de tokens de aplicativo, os utility tokens são usados para fornecer acesso digital a uma aplicação, produto ou serviço. Esses tokens não são desenhados como reserva de valor ou meio de pagamento. 

 

Para entender melhor como um Utility token funciona, imagine que você vai a um parque de diversões e para utilizar os brinquedos do parque você precise adquirir as fichas antes, já que não tem como utiliza-los pagando com dinheiro, sendo assim, você compra o acesso eles, o token utility usa a mesma lógica dessas fichas.

O que são Security Tokens (Segurança e título) ?

 Quem os compra está investindo seu dinheiro com expectativa de lucro. Eles são tratados da mesma forma que os títulos tradicionais, onde existe regulamentação. Representam a propriedade de um ativo real, geralmente em forma de dívidas, imóveis e ações.

 

Os Security Tokens costumam estar vinculados a uma oferta de títulos. Os títulos em questão são geralmente uma ação da empresa que emite o token como uma forma de investimento no crescimento de longo prazo da empresa de tecnologia. Eles são regulamentados da mesma forma que os títulos que você encontraria em mercados mais tradicionais.

Uma característica importante da maioria dos tokens de segurança é o direito de ter algum tipo de opinião sobre o que acontece com a empresa que os emitiu. 

 

Quando você compra um token de segurança, você basicamente se torna um importante acionista, e o dinheiro que você investe é diretamente impactado pelo valor da própria empresa. Isso difere de uma criptomoeda, em que o valor está relacionado à demanda por uma moeda específica e à confiança que outras pessoas têm na plataforma (da qual você agora é proprietário).

Equity Tokens ?

Funcionam como um ativo tradicional de ações, representando uma participação de uma determinada empresa. 

 

A diferença entre os Equity Tokens e as ações tradicionais é que os tokens ficam registrados numa blockchain. Já as ações tradicionais são registradas em um banco de dados junto a um certificado de papel, mesmo que digitalizado.

 

Esses tokens podem ser representados de várias maneiras, mas as mais comuns são:

 

  • Ações
  • Contratos de opções
  • Bens imobiliários tokenizados
  • Empresas tokenizadas

 

Os Equity Tokens são classificados como transações padrão de valores mobiliários pela Securities and Exchange Comission (SEC).

O que são Payment Tokens ?

Essa categoria de token funciona como o dinheiro, mas especificamente como uma moeda digital voltada especificamente a ambientes online, podendo ser utilizados para aquisição de produtos em e-commerces, por exemplo. 

 

Os tokens de pagamento são moedas. Seu principal objetivo é servir como meio de troca, reserva de valor e unidade de conta. As principais criptomoedas como Bitcoin e Litecoin são tokens de pagamento.

 

Como as moedas fiduciárias, os tokens de pagamento ganham ou perdem valor com base nas leis de oferta e demanda. Maior demanda e menor oferta aumentam o valor, enquanto menor demanda e maior oferta diminuem o valor.

 

A diferença é que algumas criptomoedas têm um suprimento finito. Apenas 21 milhões de Bitcoins podem ser extraídos , por exemplo. Isso significa que, à medida que mais pessoas começam a pagar por bens e serviços com criptomoedas e a oferta de novas moedas diminui, seu valor deve aumentar drasticamente, pelo menos em teoria.

O que é NFT (“Non fungible tokens “)  ?

NFT são tokens não fungíveis, ou seja, cada um representa um determinado ativo e não pode ser replicado. Atualmente tem se falado muito sobre essa modalidade de token pela sua garantia de exclusividade. 

 

Um NFT pode representar direitos autorais de uma arte, música ou até mesmo um item no metaverso, por exemplo. 

 

Essa categoria tem chamado muita atenção atualmente, muitos NFT’s são comercializados a valores altíssimos, como no caso de uma arte digital vendida por pelo  designer gráfico americano Mike Winkelmann, conhecido como Beeple. 

 

A obra é uma colagem da coleção de milhares de imagens individuais que Beeple começou a fazer diariamente desde o início de 2007.

Ele vendeu sua obra por NFT, por US$ 69 milhões (R$ 382 milhões), em criptomoedas.

 

Com o avanço da tecnologia acontecendo absurdamente, o modelo de vida das pessoas tem se tornado cada vez mais digital, principalmente depois da pandemia.

Curiosidades…

A banda de rock Kings of Leon anunciou recentemente que lançará seu novo álbum como um token não fungível.

 

Eles emitirão uma oferta inicial de tokens que durará duas semanas, após a qual nenhum token mais será emitido. Cada token custará US $ 50 e dará ao titular um download em vinil e digital. 

 

Haverá também “tokens de ouro” que garantirão aos titulares lugares na primeira fila para todos os shows da banda pelo resto da vida.

 

Embora o Ether tenha sido projetado principalmente para ser um token de utilitário, também é um token de pagamento. Um número crescente de comerciantes e provedores de serviços aceitam pagamentos em Ether. 

 

Ao contrário do Bitcoin, o Ether não tem um limite de suprimento vitalício. Mas tem um limite anual — apenas 18 milhões de moedas podem ser extraídas em um único ano.

 

Increva-se em nosso Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades

Continue lendo

blog

DeFI e as principais modalidades de Token.

Se você acompanha o mercado cripto, com certeza já ouviu falar sobre tokens, sejam os Fans Tokens ou os NFT’s. Os tokens estão presentes há um bom tempo na nossa

blog

O que são tokens?

Sabia que existem diferentes jeitos de se proteger contra fraudes nos meios digitais? Um exemplo é o uso de Token. Mas você sabe o que isso significa? Token é o