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1. Introdução (Política de Cookies)

A presente Política de Cookies é um documento complementar à Política de Privacidade da RIBUS TECNOLOGIA LTDA, disponível neste link: https://ribus.com.br/politica-de-privacidade-e-protecao-de-dadosAqui, você encontrará informações objetivas e claras sobre o que são Cookies, quais Cookies utilizamos em nossas aplicações, qual papel desempenham e como configurá-los.

  1. O que são Cookies?

Cookies são pequenos arquivos de texto ou fragmentos de informação que são baixados em seu computador, smartphone ou qualquer outro dispositivo com acesso à internet quando você visita nossa aplicação.

Eles contêm informações sobre a sua navegação em nossas páginas e retêm apenas informações relacionadas à suas preferências. 

Assim, essa página consegue armazenar e recuperar os dados sobre os seus hábitos de navegação, de forma a melhorar a experiência de uso, por exemplo. É importante frisar que eles não contêm informações pessoais específicas, como dados sensíveis ou bancários.

O seu navegador armazena os cookies no disco rígido, mas ocupam um espaço de memória mínimo, que não afetam o desempenho do seu computador. A maioria das informações são apagadas logo ao encerrar a sessão, como você verá no próximo tópico.

1.1. Tipos de Cookies

Os cookies, quanto a seus proprietários, podem ser:

  1. Cookies proprietários: são cookies definidos por nós ou por terceiros em nosso nome
  2. Cookies de terceiros: são cookies definidos por terceiros confiáveis em nossa aplicação

Os cookies, quanto ao seu tempo de vida, podem ser:

  1. Cookies de sessão ou temporários: são cookies que expiram assim que você fecha o seu navegador, encerrando a sessão.
  2. Cookies persistentes ou permanentes: são cookies que permanecem no seu dispositivo durante um período determinado ou até que você os exclua.

Os cookies, quanto a sua finalidade, podem ser:

  1. Cookies necessários: são cookies essenciais que possibilitam a navegação em nossas aplicações e o acesso a todos os recursos; se estes, nossos serviços podem apresentar mal desempenho ou não funcionar.
  2. Cookies de desempenho: são cookies que otimizam a forma que nossas aplicações funcionam, coletando informações anônimas sobre as páginas acessadas.
  3. Cookies de funcionalidade: são cookies que memorizam suas preferências e escolhas (como seu nome de usuário) 
  4. Cookies de publicidade: são cookies que direcionam anúncios em função dos seus interesses e limitam a quantidade de vezes que o anúncio aparece.
  1. Por que usamos Cookies?

A RIBUS TECNOLOGIA LTDA, utiliza Cookies para fornecer a melhor experiência de uso, tornando nossas aplicações mais fáceis e personalizadas, tendo por base suas escolhas e comportamento de navegação.

Assim, buscamos entender como você utiliza nossas aplicações e ajustar o conteúdo para torná-lo mais relevante para você, além de lembrar de suas preferências.

Os Cookies participam deste processo porquanto armazenam, leem e executam os dados necessários para cumprir com o nosso objetivo.

  1. Que tipo de Cookies utilizamos? 

Abaixo listamos todos os Cookies que podem ser utilizados pela RIBUS TECNOLOGIA LTDA. É importante lembrar que você pode gerenciar a permissão concedida para cada Cookie em seu navegador.

Além disso, uma vez que os Cookies capturam dados sobre você, aconselhamos a leitura de nossa Política de Privacidade, disponível neste link (https://ribus.com.br/politica-de-privacidade-e-protecao-de-dados.

3.1. Cookies necessários

Cookie

Tempo

Propriedade

Descrição

Cookie

Permanente ou temporário

Proprietário ou de terceiro

Descrição

Cookie

Permanente ou temporário

Proprietário ou de terceiro

Descrição

Cookie

Permanente ou temporário

Proprietário ou de terceiro

Descrição

3.2. Cookies de desempenho 

Cookie

Tempo

Propriedade

Descrição

Cookie

Permanente ou temporário

Proprietário ou de terceiro

Descrição

Cookie

Permanente ou temporário

Proprietário ou de terceiro

Descrição

3.3. Cookies de funcionalidade

Cookie

Tempo

Propriedade

Descrição

Cookie

Permanente ou temporário

Proprietário ou de terceiro

Descrição

Cookie

Permanente ou temporário

Proprietário ou de terceiro

Descrição

3.4. Cookies de publicidade

Cookie

Tempo

Propriedade

Descrição

Cookie

Permanente ou temporário

Proprietário ou de terceiro

Descrição

Cookie

Permanente ou temporário

Proprietário ou de terceiro

Descrição

  1. Gerenciamento dos Cookies

A instalação dos cookies está sujeita ao seu consentimento. Apesar da maioria dos navegadores estar inicialmente configurada para aceitar cookies de forma automática, você pode rever suas permissões a qualquer tempo, de forma a bloqueá-los, aceitá-los ou ativar notificações para quando alguns cookies forem enviados ao seu dispositivo. 

Atualmente, na primeira vez que você acessa nossas aplicações, será requerida a sua concordância com a instalação destes. Apenas após a sua aceitação eles serão ativados.

Para tanto, utilizamos um sistema de banner de informações ou outro mecanismo que alerta e solicita o consentimento na página inicial da RIBUS TECNOLOGIA LTDA.

Dessa maneira, não apenas solicitamos sua concordância, mas também informamos que a navegação continuada em nossos sites será entendida como consentimento. 

Como já dito, você pode, a qualquer tempo e sem nenhum custo, alterar as permissões, bloquear ou recusar os Cookies. Você também pode configurá-los caso a caso. Todavia, a revogação do consentimento de determinados Cookies pode inviabilizar o funcionamento correto de alguns recursos da plataforma.

Para gerenciar os cookies do seu navegador, basta fazê-lo diretamente nas configurações do navegador, na área de gestão de Cookies.

Você pode acessar tutoriais sobre o tema diretamente nos links abaixo:

Se você usa o Internet Explorer.

Se você usa o Firefox.

Se você usa o Safari.

Se você usa o Google Chrome.

Se você usa o Microsoft Edge.

Se você usa o Opera.

  1. Disposições finais

Para a RIBS TECNOLOGIA LTDA, a privacidade e confiança são fundamentais para a nossa relação com você. Estamos sempre nos atualizando para manter os mais altos padrões de segurança 

Assim, reservamo-nos o direito de alterar esta Política de Cookies a qualquer tempo.

As mudanças entrarão em vigor logo após a publicação, e você será avisado.

Ao continuar a navegação nas nossas aplicações após essa mudança se tornar eficaz, você concorda com elas. Aconselhamos que você sempre verifique esta Política, bem como a nossa Política de Privacidade.

Em caso de dúvidas sobre esta Política de Cookies, entre em contato conosco pelos seguintes meios:

Meio de contato: e-mail: [email protected]

1. Introdução (Política de Privacidade e Proteção de Dados)

1.1 Bem-vindo à RIBUS. Somos uma empresa 100% brasileira, com atuação no mercado digital e a sua privacidade é um assunto muito relevante para nós. Quer você seja um parceiro de negócios, cliente, colaborador, prestador de serviço ou visitante de nosso site (www.ribus.com.br ) e/ou aplicativo móvel e/ou APIs própria e de terceiros (definidos como “Plataforma”), tenha certeza que a RIBUS quer você tranquilo no que diz respeito à proteção de dados pessoais.

1.2. Se você se interessou por nosso Projeto RIBUS TOKEN, e deseja usar a Plataforma, por favor se atente a esta Política de Privacidade e de Proteção de Dados Pessoais, os Termos de Aceite, os Termos de uso, a Política de Compliance e a Política de Segurança da Informação para entender, que você só poderá acessar e utilizar nossa Plataforma e serviços, se estiver de acordo com nossas, de tal sorte que, ao efetivar, voce concorda com o inteiro teor destes documentos. Da mesma forma, se você é um colaborador, prestador de serviço ou mantém qualquer outro tipo de relacionamento com a RIBUS, e importante saber que você só poderá estabelecer uma relação com nossa empresa, se concordar com nossa Política de Privacidade aqui descrita, e de Proteção de Dados Pessoais, para assim, ao se relacionar com a RIBUS, estar em consonância com o inteiro teor deste documento.

1.3. Pessoas físicas que representam pessoas jurídicas, se não forem as representantes legais das pessoas jurídicas destacadas e definidas nos atos constitutivos da empresa, terão sua autorização de acesso à Plataforma atrelada ao fornecimento de autorizações pelas pessoas jurídicas às quais houver vinculo.

1.4. A RIBUS não acata cadastros de menores de idade, 18 anos, salvo se maior de 16 anos, emancipado de direito, ou por decisão judicial e nos demais casos do art. 5, parágrafo único, do Código Civil.

1.5. A RIBUS estabelecerá a seu critério, regras aplicáveis a determinado caso ou situação, conforme o caso, que subsidiarão e prevalecerão sobre esta Política de Privacidade e de Proteção de Dados Pessoais, bem como os Termos de Uso. Em qualquer caso, você será exigido do aceite aos termos e as condições aplicáveis.

1.6. Esta Política foi construída em conformidade com as Leis nº 13.709/2018 (“Lei Geral de Proteção de Dados”) e nº 12.965/2014 (“Marco Civil da Internet”) para dar esclarecimento e ciencia a você: (i) quais dados pessoais, como e para que são tratados; (ii) quais são os seus direitos, nos termos da legislação e das normas aplicáveis à proteção de dados pessoais e (iii) quais são as obrigações da RIBUS, aplicando interações off-line e on-line, e a outras atividades e serviços fornecidos. Não alcança porém, as políticas e práticas de outras organizações integradas ou citadas por meio de links em nossa Plataforma e para isso, pedimos que você leia com atenção as Políticas de Privacidade e Termos de Uso de terceiros.

1.7. Dividimos nossa Política por temas, todos disposto abaixo referenciados. Leia todos, para sua tranquilidade e conhecimento:

• Introdução
• Quem é a Ribus
• Quais dados tratamos?
• Para que usamos os dados coletados?
• Quais são os direitos e deveres dos usuários?
• Utilização de cookies e tecnologias semelhantes
• Por quanto tempo os dados pessoais são guardados?
• Os dados coletados são compartilhados com terceiros?
• Como os dados coletados são tratados?
• Quais são as políticas de segurança adotadas?
• Outras informações
• Alteração na política

2. Quem é a Ribus?

2.1 Somos a RIBUS TECNOLOGIA LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 42.260.499/0001-16, e com sede na Avenida das Américas, n. 7935, sala 358, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, CEP 22793-081.

3. Quais dados tratamos?

3.1 Por dados pessoais, entende-se toda informação relacionada à pessoa natural, identificada ou identificável, tais como nome, documento de identidade, endereço, informações de contato etc.

3.2 Seus dados podem ser coletados pela RIBUS, quando você:

  1. navegar em nosso site, realizar seu cadastro e efetivar transações em nossa Plataforma;
  2. compartilhar algumas informações essenciais para a execução dos serviços e melhoria dos processos da RIBUS; e
  3. entrar em contato através dos canais de atendimento.

3.3 Outras prováveis maneiras de coleta de dados pela RIBUS, dependendo do caso, são através de parceiros externos, e provedores de informação, que auxiliam no entendimento dos dados e perfis socioeconômicos, suplementando dados coletados pela RIBUS; redes sociais, desde que voce conceda permissão ao acesso de seus dados em uma ou mais redes, ou fontes públicas oficiais, tais quais bancos de dados públicos ou privados.

3.4 Todas as fontes de obtenção de dados premiam a proteção e a confidencialidade de seus dados, em conformidade com as práticas ora definidas, com a legislação vigente, e com todas as normas aplicáveis. 

3.5 Os dados pessoais que solicitamos a que você para o acesso integral aos, dependendo do caso, são: na hipótese de pessoa física: CPF, data de nascimento e email. Na hipótese de pessoa jurídica, a RIBUS estabelecerá os documentos que serão solicitados.

3.6 A RIBUS pedirá o envio digitalizado de documento de identidade válido com foto, além de uma selfie, e essas informações se caracterizam como dados pessoais essenciais para o controle de identificação em nossos sistemas e sem os quais, a RIBUS não alcança a prestação de serviços previstos. Vale ressaltar que essas informações são as minimamente necessárias para a RIBUS prestar serviços de forma segura, ou seja, saber de forma inquestionável que você, é quem está se cadastrando voce mesmo. 

3.7 A ausência desses documentos e informações, reduzirá a utilização de serviços e algumas das funcionalidades poderão sofrer restrições ou indisponibilidade. A RIBUS poderá, solicitar outros documentos quando oportunamente os entender necessários, sempre com o proposito de garantia e acesso aos serviços, tais como comprovantes de renda e de residência. Em qualquer caso, os documentos necessários estão informados em www.ribus.com.br, em acesso definido e disponível. 

3.8 Ao realizar seu cadastro, navegar na Plataforma RIBUS, e utilizar os serviços da RIBUS, os seguintes dados e informações poderão ser coletados, dentre outros: 

  1. Dados de contato: números de telefone e outros dados da mesma espécie, com o proposito de dar maior segurança aos serviços e fidelidade das informações que você fornecer;
  2. Credenciais: coletamos hashs criptográficos de senhas, palavras seguras, PIN de segurança e informações de segurança necessárias, escolhidas por você para o processo de autenticação,
    acesso a contas e transações, para o adequado controle de acesso a sua conta;
  3. Dados demográficos: gênero, endereço, escolaridade, renda;
  4. Dados financeiros: coletamos dados necessários para a realização de operações em moeda corrente Reais (R$), como banco, número da conta e agência, bem como dados e histórico de operações realizadas na Plataforma para seu controle. Coletamos chaves de API de negociações e endereço de carteiras criptografadas;
  5. Dados de uso: além de dados relacionados às suas transações com nossos Tokens, incluindo seu perfil de usuário, armazenamos dados vinculados a sua interação com canais de comunicação RIBUS, como tempo da visita, meio de navegação na Plataforma, comportamento de pageview, especificações do dispositivo de acesso, navegador, endereço de Protocolo de Internet (IP) com data e hora, origem do IP, banda e provedor de serviços de internet (ISP), sistema operacional, fabricante do dispositivo, operadora, modelo, redes de Wi-fi, número de telefone, dados de dispositivo, identificador de dispositivo (IMEI/MEID), operadora de telefonia móvel e país de registro e configuração;
  6. Dados de atendimento: sua interação em nossos canais de atendimento também fica registrada, assim como outros detalhes de seu contato, podendo incluir conteúdo de conversas em chat;
  7. Dados de relações: apenas quando concedida inequívoca permissão, podemos captar dados de quais são os contatos de sua rede de relacionamento;
  8. Dados de localização: podemos, por meio de nossa Plataforma, coletar dados de localização originados de dados de GPS (Sistema de Navegação Global), GNSS (Global Navigation Satellite System), de torres de comunicações móveis, pontos de acesso Wi-fi ou localização vinda de seu IP.
  9. Dados de Perfil e interesse: podemos coletar dados relacionados à movimentação de tokens, por qual prazo e como você se comportaria em caso de perdas abruptas de valor;
  10. Preferências Esportivas: podemos coletar dados a respeito de sua preferência por times (por exemplo de futebol) específicos.

3.9 Os serviços de intermediação prestados pela RIBUS pressupõem o envio de mensagens eletrônicas (como, por exemplo, e-mails, notificações e SMS) de cunho de segurança e administrativo, além de mensagens publicitárias, sendo esse envio imprescindível à execução e ao desenvolvimento de nossa atividade. Caso você não concorde com este procedimento, é necessário solicitar o cancelamento de sua conta na RIBUS.

4. Para que utilizamos os dados coletados?

4.1 O principal proposito da coleta de dados pessoais é cumprir um contrato com você, e oferecer-lhe a melhor experiência, de forma segura, eficiente e customizada. Utilizamos também os dados coletados para criar, desenvolver, analisar, comunicar, operar, entregar e aprimorar nossos produtos, processos e serviços, para entregar experiências personalizadas e completas. Sem prejuízo do disposto neste item, podemos utilizar os dados coletados para:

  1. Permitir a realização de transações com RIBUS TOKENS disponibilizados e suportados pela RIBUS, e permitir acesso à sua movimentação;
  2. Aprimorar nossos processos e serviços;
  3. Personalizar conteúdo, realizar alterações em nossos serviços e canais;
  4. Disponibilizar novas funcionalidades, servi;cos e dinâmicas promocionais;
  5. Ofertar novos tokens a você, bem como atendimento personalizado e acompanhamento e assessoria sobre a usabilidade dos tokens; 
  6. Realizar pesquisas e campanhas, a fim de melhorar continuamente a experiência de uso da RIBUS pelos usuários / adquirentes;
  7. Solucionar problemas e dúvidas, garantindo a qualidade de nossos serviços e atendimento;
  8. Estabelecer uma linha direta de relação com o cliente, relevante e assertiva, com respeito às suas preferências, tanto quanto para envio de avisos importantes, como comunicados, registro de alterações de software, funcionalidades, condições e políticas, entre outras;
  9. Aprimorar ainda mais a segurança, agindo de forma eficaz em atividades de cunho suspeito, e violações de termos ou políticas;
  10. Analisar o desempenho, as tendências e medir a audiência da Plataforma, verificar os seus hábitos de navegação na Plataforma, a forma pela qual chegou na Plataforma (por exemplo, por meio de links de outros sites, buscadores ou diretamente), avaliar estatísticas relacionadas ao número de acessos e uso da Plataforma, seus recursos e funcionalidades;
  11. Avaliar e monitorar riscos para segurança da Plataforma, aperfeiçoando e desenvolvendo nossas ferramentas de segurança, inclusive em cumprimento a nossas diretrizes de
    prevenção à Lavagem de Dinheiro e Combate ao Financiamento ao Terrorismo; e
  12. Cumprimento de obrigações legais e regulatórias.

4.2 Para fins de sua qualificação, treinamento e para a sua segurança, a RIBUS pode monitorar ou gravar conversas telefônicas com você ou com pessoas agindo em seu nome. Ao se comunicar com a RIBUS, você entende, concorda e autoriza que as comunicações podem ser ouvidas, monitoradas e/ou gravadas sem aviso ou notificação prévia.

4.3 Você concorda e autoriza a RIBUS a utilizar, copiar, reproduzir, disponibilizar, transmitir, tratar, compartilhar e traduzir para outros idiomas, todos e quaisquer depoimentos, declarações, opiniões, impressões, comentários e sugestões que você decidir deixar público em nossa Plataforma, inclusive redes sociais, associados ou não ao seu nome e sua fotografia de perfil nessas redes sociais, sem que nenhuma contraprestação seja devida pela RIBUS.

4.4 Além do acima disposto, a RIBUS, respeitando a sua privacidade, enviará mensagens por meios eletrônicos como central de notificações na própria Plataforma, e-mails e notificações para confirmar atividades da Plataforma, para fins publicitários, utilizará tecnologias como cookies, pixel tags, armazenamento local ou outros identificadores, de dispositivos móveis ou não para autenticação de contas, aperfeiçoamento de serviços, personalização e para comunicados de massivo interesse. A frequência de envio pode variar, de acordo com a sua interação com essas comunicações. A qualquer momento, você poderá solicitar a interrupção desses e-mails pelos nossos canais de comunicação, o que será atendido pela RIBUS em até 10 (dez) dias contados da sua solicitação, acessando:

  1. Plataforma, no menu “Configurações / Preferências / Notificações”;
  2. E-mails promocionais, pelo respectivo link de descadastramento.

4.5 Os dados serão tratados pela RIBUS durante o prazo em que forem necessários ao alcance das finalidades previstas nos Termos de Uso e Aceite e nesta Política de Privacidade e de Proteção de Dados Pessoais, ressalvadas as hipóteses de conservação previstas na legislação aplicável, em especial na Lei Geral de Proteção de Dados, Marco Civil da Internet, Código de Defesa do Consumidor e Código Civil.

5. Quais são os direitos e deveres dos usuários?

5.1 A RIBUS assegura seus direitos em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados, com o Marco Civil da Internet e com as demais leis setoriais brasileiras relacionadas à proteção de dados, quais sejam:

  1. Acesso aos dados pessoais: permite que você acesse em sua própria conta seus dados pessoais fornecidos em seu cadastro e que solicite informações adicionais, se desejar;
  2. Retificação dos seus dados pessoais: permite que você possa solicitar a correção e/ou retificação dos seus dados pessoais, a qualquer momento, caso você identifique que algum(s) dele(s) esteja(m) incompleto(s), inexato(s) ou desatualizado(s);
  3. Bloqueio ou eliminação de dados pessoais desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados: permite que você peça para cessar o tratamento de seus dados pessoais, sendo que a medida tomada será avaliada e atendida de acordo com cada caso, resguardado o dever de guarda pelo prazo legal do Marco Civil da Internet, do Código de Defesa do Consumidor e do Código Civil, observado o prazo de prescrição
    de eventuais reclamações judiciais ou administrativas;
  4. Direito de portabilidade de dados pessoais: permite que você requeira que a RIBUS forneça a você, ou a terceiros que você escolheu, os seus dados pessoais em formato estruturado;
  5.  Direito de exclusão de dados pessoais tratados com consentimento do titular dos dados pessoais: permite que você solicite a exclusão de seus dados pessoais quando o tratamento destes dados for facultativo e tiver como base legal o seu consentimento, ressalvada a manutenção de dados necessária para (i) cumprimento de obrigação legal ou regulatória; (ii) estudo por órgão de pesquisa, garantido, sempre que possível, o anonimato dos dados pessoais;
    (iii) por decisão judicial ou administrativa que o exija; ou (iv) em razão do dever de guarda pelo prazo legal do Marco Civil da Internet, Código de Defesa do Consumidor e do Código Civil, observado o prazo de prescrição de eventuais reclamações judiciais ou administrativas;
  6. Direito de informação sobre o compartilhamento de dados pessoais: permite que você possa solicitar informação acerca de terceiros com os quais a RIBUS compartilhe seus dados pessoais; e
  7. Direito de revogar o consentimento a qualquer momento e o direito de não o fornecer e as consequências de não o fornecer: permite que você revogue o seu consentimento a qualquer momento, ressalvado que a depender da natureza dos dados pessoais, a revogação poderá implicar a impossibilidade de uso da Plataforma em caráter definitivo. A revogação do consentimento não terá efeitos retroativos.

5.2 Para exercer seus direitos, você poderá utilizar os canais de contato de nossa Plataforma, preferencialmente, exceto se o seu contrato com a RIBUS dispuser de forma contrária.

5.3 Se você é um de nossos adquirentes, a RIBUS solicitará informações adicionais para confirmar a sua identidade, por meio de uma das nossas ferramentas de KYC – Know Your Client (Conheça o seu cliente). Nas hipóteses em que a RIBUS não seja a Controladora dos dados pessoais do solicitante, a RIBUS informará o solicitante a respeito de sua posição como Operadora de dados pessoais e, se possível, indicará o Controlador, responsável por atender a sua solicitação.

5.4 Além de direitos, você também tem alguns deveres dispostos aqui nesta Política, alguns deles disciplinados nos Termos de Uso, e outros em contratos específicos com você. Caso você não os respeite, especialmente no que se refere aos deveres relacionados à segurança de seus dados pessoais, a saber, atos de divulgação de suas informações de acesso (login e senha) para terceiros, utilização de computadores de acesso público (e.g., lan-houses) ou qualquer outra forma de conexão com a internet que não seja privada e segura, ou, ainda, utilize aparelhos móveis com jailbreak ou que tenha aplicativos provenientes de lojas não oficiais, a RIBUS não será responsável por atos ou fatos decorrentes do descumprimento destes deveres e/ou nos quais você atue com culpa exclusiva ou concorrente.

5.5 Caso você necessite de qualquer auxílio para exercer seus direitos, deverá entrar em contato com a nossa Central de Ajuda, por meio do endereço de e-mail [email protected].

6. Utilização de cookies e tecnologias semelhantes

6.1 Os cookies, a ferramenta Data Management Platform (“DMP”) e tecnologias semelhantes suportam o processo de identificação de cliente, comunicação e demais ações de marketing, além de possibilitarem a proteção dos dados coletados. Eles armazenam informações em navegadores da web, usados em computadores, telefones e outros dispositivos, que trazem a informação sobre seu uso em nossa Plataforma. São úteis nos processos de autenticação, publicidade, recomendações, mensurações de audiência, recursos e funcionalidades dos canais, análises de segurança para aperfeiçoamento e desenvolvimento de ferramentas antifraude.

6.2 A RIBUS utilizará cookies próprios essenciais para controle, monitoramento e rastreamento de eventuais vulnerabilidades, riscos de incidentes e incidentes de segurança da informação, para agir de modo preventivo e promover um ambiente seguro para nossos clientes. Também utiliza cookies de terceiros para análises estatísticas de dados de navegação, a fim de avaliar nossa Plataforma e melhorar constantemente nossos serviços e produtos oferecendo experiência de uso mais customizada.

6.3 Se você não concorda com o uso de cookies, você poderá cancelar sua conta. Se você aderiu aos nossos Termos de Uso e à nossa Política de Privacidade e de Proteção de Dados Pessoais, e, quando acessar nossa Plataforma, visualizar a janela advertindo o visitante da Plataforma sobre o uso de cookies, clique em “continuar” não sendo necessário manifestar novo consentimento para o uso de cookies. 

7. Por quanto tempo os dados pessoais são guardados?

7.1 A RIBUS armazenará os seus dados pessoais enquanto perdurar a relação contratual com você, salvo disposições legais ou regulatórias em sentido contrário e necessário pelos prazos máximos prescricionais previstos no Marco Civil da Internet, no Código de Defesa do Consumidor e no Código Civil. Nos casos em que não existir relação contratual, a RIBUS guardará as informações que você concordou em nos fornecer até ulterior pedido para descarte dos seus dados e de acordo com a legislação aplicável. 

8. Os dados coletados são compartilhados com terceiros?

8.1 A RIBUS poderá compartilhar os seus dados pessoais e demais dados indicados no item 3.8, supra, com empresas pertencentes ao mesmo grupo econômico que a RIBUS (quando assim o existir), para a oferta de funcionalidades específicas (tais como visualização e/ou acesso à sua conta da RIBUS por meio de aplicativo, desenvolvimento e oferta de produtos, serviços e cadastro nessas referidas empresas. Quando o compartilhamento de dados pessoais com terceiros for necessário para desenvolvimento e oferta de produtos e serviços que melhor atendam aos seus interesses, geração de dados estatísticos e agregados acerca do uso da Plataforma, a RIBUS adotará, na medida do possível, o anonimato destes dados.

8.2 A RIBUS também poderá compartilhar os seus dados pessoais em processos de auditoria para operações societárias ou com parceiros e prestadores de serviços nos casos necessários para execução de contrato com você.

8.3 A RIBUS pode coletar informações a respeito de você por meio de entidades de verificação de identidade e bureau de dados para detectar possíveis fraudes, bem como de bureaus de crédito, de perfis e riscos de crédito, para análise de crédito, incluindo, mas não se limitando a Accuity, PH3A, Serasa Experian, Receita Federal, Advice, UpMiner e Google.

8.4 A RIBUS pode compartilhar seus dados pessoais com seus parceiros para prestar seus serviços, executar o contrato com você, análises de crédito e prevenção de fraudes, bem como para implementar suas políticas de Compliance e Know Your Client, Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento ao Terrorismo.

8.5 A RIBUS poderá compartilhar seus dados pessoais com autoridades públicas, em caso de processos investigativos ou solicitações administrativas ou judiciais no Brasil ou no exterior (neste caso, atentando-se para conferir aos dados pessoais o mesmo nível de proteção que o oferecido no Brasil) ou por ordem das autoridades competentes, como agências reguladoras, órgãos do governo, de acordo com o disposto na legislação e nas normas aplicáveis.
 
8.6 A RIBUS poderá realizar transferências internacionais de dados pessoais, seja por força de contratos com provedores de serviços tecnológicos localizados fora do país, seja por força de requisição de autoridades de proteção de dados pessoais ou entidades governamentais estrangeiras, tudo em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados.

9. Como os dados coletados são tratados?

9.1 A RIBUS incorporou todas as exigências da Lei Geral de Proteção de Dados e de outras leis e normas a respeito de proteção de dados no tratamento dos seus dados pessoais, adotando as seguintes premissas:

  1. Minimização de dados. Em todos o tratamento de dados pessoais, seja em meio físico, seja digital, a RIBUS cuida para coletar e tratar dados pessoais minimamente necessários e compatíveis com finalidades, descritas e informadas aos titulares (atendendo aos princípios da finalidade, adequação e necessidade).
  2. Transparência. A RIBUS cuida sempre para que todo e qualquer tratamento de dados pessoais, inclusive sob as diferentes formas de coleta, uso e guarda, seja de pleno conhecimento dos titulares quanto ao tipo de dado, finalidade, bem assim sua conservação e período de guarda.
  3. Confidencialidade. A RIBUS adota medidas organizacionais e técnicas voltadas à confidencialidade dos dados pessoais sob sua responsabilidade, gerenciando e controlando acesso somente a pessoas autorizadas, bem assim adotando medidas de rastreamento de logs para antecipação e mitigação de riscos.
  4. Prevenção e segurança. A RIBUS promove avaliação periódica de riscos e, com isto, atualiza as medidas técnicas de segurança da informação para garantir a adequada proteção dos dados pessoais. Neste sentido, também cuida para que, na medida do possível, haja a anonimato de dados pessoais objeto de pesquisa científica, análise estatística e avaliação de qualquer natureza para atender a interesses legítimos da RIBUS, sobretudo aqueles que forem compartilhados com terceiros.
  5. Livre acesso e qualidade de dados. A RIBUS garante aos titulares o acesso fácil e gratuito sobre seus dados pessoais, inclusive para garantir que os dados sejam claros, precisos e atualizados.
  6. Não discriminação. A RIBUS zela para que todo o tratamento de dados pessoais seja feito de forma lícita, sem qualquer tipo de discriminação de qualquer natureza.
  7. Relação com terceiros. Em suas relações com terceiros que envolvam dados pessoais sob a responsabilidade da RIBUS, seja com conveniadas, parceiras ou prestadores de serviços, a RIBUS zelará para que os contratos contenham cláusulas transmitindo instruções e disciplinando deveres e obrigações dos terceiros quanto à proteção de dados pessoais dos quais você seja o titular.
  8. Responsabilização e prestação de contas. A RIBUS atentará continuamente para adotar medidas eficazes e capazes de comprovar a observância e o cumprimento das normas de proteção de dados pessoais.
9.2 Todos os dados pessoais são guardados em ambiente seguro, em ambiente cloud (“nuvem”) e em servidores físicos de prestadores escolhidos com a premissa de respeito à legislação de proteção de dados, sendo que a RIBUS não só observa todas as regras para transferência internacional de dados pessoais, como cuida para transmitir a seus prestadores de serviços tecnológicos as diretrizes da companhia para proteção dos dados e garantindo aos titulares o mesmo nível de proteção exigido pela legislação nacional. 

10. Quais são as políticas de segurança adotadas?

10.1 A RIBUS adota medidas organizacionais, treinando e capacitando seu pessoal interno, bem como medidas técnicas voltadas à segurança da informação, para proteção dos dados pessoais, contra divulgação não autorizada, acesso indevido, modificação e perda ou vazamento de dados, de maneira acidental ou ilícita. A RIBUS aplica as melhores práticas de segurança no tratamento de dados pessoais, tais como criptografia, monitoramento e testes de segurança periódicos, firewall, entre outros. Ainda assim, a despeito de todos os seus esforços para a segurança da informação, o acesso ou uso não autorizado as áreas restritas de cliente por falha do próprio titular dos dados (você), ou ainda falha de hardware ou software e ataques cibernéticos podem comprometer a segurança dos seus dados pessoais.

10.2 A RIBUS adota mecanismos de controles de acesso e rastreamento de logs, com níveis diferentes de restrição de acesso aos dados coletados, garantindo em seus contratos específicos – seja com pessoal interno, seja com colaboradores ou prestadores de serviços – que a inobservância a esta regra implica multas e rescisões de contrato.

10.3 Mantenha um ambiente seguro; adote boas práticas na criação de senha de acesso, não compartilhe dados de terceiros, como logins e senhas, utilize senhas fortes, não utilize a senha da RIBUS em outros sites ou serviços, trocando-a periodicamente. É importante, também, sempre se “deslogar” de nossa Plataforma ao fim de sua utilização, evitando o uso em computadores ou redes de acesso público e manter o
sistema operacional e antivírus atualizados.

10.4 A RIBUS não envia e-mails ou notificações solicitando confirmação ou dados pessoais, senhas, números de cartão de crédito, endereço de carteira criptografada, etc.; isto pode ser um phishing, prática fraudulenta que tem por objetivo induzir você a compartilhar informações pessoais, logins e senhas com pessoas mal-intencionadas. Também não envia mensagens eletrônicas com anexos que possam ser executados (extensões: .exe, .com, entre outras) ou links para eventuais downloads. Nunca forneça resposta a esses e-mails e reporte em nossos canais de atendimento.

10.5  Caso você tenha conhecimento de que qualquer terceiro teve acesso a seu login e senha, siga o procedimento previsto em nossos Termos de Uso. Na hipótese de ocorrência de um incidente de segurança que resulte em destruição, perda, alteração, acesso não autorizado ou vazamento de dados pessoais, a RIBUS comunicará a você, em prazo razoável, e adotará as medidas competentes para responsabilização dos envolvidos e mitigação de danos, como, por exemplo, comunicação a autoridades investigatórias, bloqueio do acesso à respectiva conta, e todas as demais medidas que o caso concreto recomendar.

11. Outras informações

11.1 Esta Política de Privacidade e de Proteção de Dados Pessoais é regida, interpretada e regulada pela legislação brasileira e deve ser lida em complemento as nossas Política de Segurança da Informação e Politica de Compliance, bem como aos nossos Termos de Uso e, quando o caso, com os contratos respectivos. 

11.2 Fica eleito o Foro da Comarca do Rio de Janeiro – RJ para dirimir quaisquer controvérsias oriundas desta Política de Privacidade e de Proteção de Dados Pessoais. 

11.3 São partes integrantes e inseparáveis desta Política de Privacidade e de Proteção de Dados Pessoais, e nela se consideram incorporados por referência: 

  • Taxas, Comissões e Limites
  • Termos de Uso
  • Política de Compliance e
  • Política de Segurança da Informação

12. Alteração na política

12.1 A RIBUS se compromete a revisitar essa Política de Privacidade e de Proteção de Dados Pessoais periodicamente para assegurar sua conformidade com a lei, bem como para ajustar-se às orientações da Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD), podendo, por estas razões, modificar os seus termos a qualquer tempo. Sempre que houver uma mudança relevante, tal como uma nova finalidade para os dados pessoais já informados, você será notificado por meio das informações de contato disponibilizadas por você ou por um aviso na Plataforma. Na notificação, você terá acesso ao novo texto da Política de Privacidade e de Proteção de Dados Pessoais. 

13. Contato e dados do DPO

13.1 Caso tenha alguma dúvida e/ou precise tratar de qualquer assunto relacionado a esta Política de Privacidade e de Proteção de Dados Pessoais, por favor, entre em contato conosco no [email protected] Se você é um cliente nosso, mantenha sempre seus canais de contato atualizados, para podermos contatá-lo por e-mail, preferencialmente.

13.2 E-mail do DPO (Data Protection Officer): [email protected]